terça-feira, 24 de novembro de 2009

Exposição “Mantras que saem do Vinil”


Niejila Brito expõe de 18 a 30 de novembro na Galeria Abdias do Nascimento, no Instituto Mauá – Pelourinho.
O objetivo da exposição é proporcionar ao público uma experiência visual que ultrapasse a percepção física das obras, aguçando outros sentidos e sensibilizando sua consciência de uma forma filosófica ou espiritual. Os mantras são como a decodificação das formas contidas nas mandalas em notas musicais
A exposição da artista plástica Niejila Brito, traz o misticismo do mundo indiano através de mandalas (a palavra vem do sânscrito, significa “círculo”), confeccionadas a partir da reciclagem de matérias-primas, tais como: sementes, cascas, grãos e da utilização de técnicas como mosaico e pintura. O inusitado é que todas essas figuras brotam de discos de vinil (antigos “bolachões”), de compactos (LPs), além de mídias de CDs/DVDs.
Com uma linguagem visual atraente e carregada de texturas, formas e cores, a exposição leva o ser humano ao universo místico das mandalas, através de uma viagem em símbolos que ganham significados únicos, a partir do ponto de vista de cada espectador.
O objetivo da exposição é proporcionar ao público uma experiência visual que ultrapasse a percepção física das obras, aguçando outros sentidos e sensibilizando sua consciência de uma forma filosófica ou espiritual. É essa a proposta que o título da exposição incita, os mantras são como a decodificação das formas contidas nas mandalas em notas musicais. Através das formas atraentes das obras, a leitura visual é de fácil percepção a todo e qualquer espectador, por isso a exposição “Mantras que saem do vinil”, não limita-se a um público em específico, trazendo liberdade e convidando todos a uma integração harmônica com toda a atmosfera mística da exposição.
A exposição "Mantras que saem do vinil" - Os mantras são uma decodificação sonora das imagens concentradas nas mandalas, e o som é representado pelos vinil, as sementes representam o orgânico e o natural. O trabalho com as mandalas tem 4 anos, e começou tendo somente o vinil como base, houveram algumas modificações da técnica e dos materiais utilizados, de forma instintiva Niejila Brito confecciona e se inspira em viagens místicas do próprio inconsciente. Autodidata, o começo do trabalho com mandalas partiu do interesse cultural e místico que tem pelas culturas tribais (maias,incas,celtas,indiana,africana...), a partir de pesquisas e experiências místicas teve a inspiração das mandalas e dos elementos a serem utilizados.

Assessoria de Comunicação – Dayanne Pereira
dayannepsm@gmail.com
Celular – 71-9633-8394
Artista Plástica – Niejila Brito
niejila.brito@hotmail.com
Celular – 71-8303-9479/8739-8100

Nenhum comentário:

Postar um comentário